
Whole Química
A gestação da (WQ) Whole Química se deu ao longo de dois anos e contou com a incubação das empresas parceiras do grupo empresarial que pertence - Resintec Indústria e TI2 Engenharia - o que propiciou as bases para a etapa inicial de pesquisa e desenvolvimento do projeto piloto finalizado em novembro 2021. Após a validação do escopo do projeto de engenharia, A WQ chegou no estágio atual de implementação da matriz industrial química baseada numa ampla gama de cloretos e sulfatos - derivados dos ácidos clorídrico e sulfúrico, reagidos à diversos metais e minerais - gerando produtos em forma de sais e soluções empregados nos mais variados segmentos de mercado. A implementação está dividida em três estágios de expansão tendo como meta industrial a produção de 30.000 toneladas/ano até o final de 2023. A sede fica no Polo Industrial de Camaçari-BA e conta também, com um núcleo logístico no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho-BA.
A fim de alavancar economicamente o negócio e suprir seus clientes da melhor e mais ampla forma possível, a (WQ) Whole Química também irá intermediar commodities químicas advindas de parceiros estratégicos para complementar seu mix de produtos. Como forma de escoar parte deste volume produtivo agregando maior valor econômico à cadeia, foi traçada uma estratégia sofisticada de especialização e fracionamento, top > down, representada em três vertentes: INDUSTRIAL > CORPORATIVA > RESIDENCIAL e que se apoia na vantagem competitiva inerente a indústria química, a de servir como insumo para diversas outras cadeias de produção. Para facilitar ainda mais o entendimento do modelo de negócio, foi segmentado o mercado em dois grandes eixos, ATACADO INDUSTRIAL e VAREJO COMERCIAL e RESIDENCIAL para os quais foram customizados a proposta de valor.
Sua implementação será gradual e estará, nos primeiros dois anos, sempre submetida ao planejamento da matriz de produção de escala industrial e complementados pelos produtos de terceiros que serão adquiridos estrategicamente para complementar esse portfólio. A ideia é simples, uma matriz química gera numerosos subprodutos que atendem aos mais variados ramos e níveis do mercado e para cada um deles existem necessidades distintas, como por exemplo: volume, composição, concentração, e acondicionamento. Com uma base diversificada de produtos podemos explorar segmentos e nichos de mercado bem específicos preenchendo suas lacunas.


Desafio
Criar uma marca forte que transmita sua essência de forma simples e eficiente.




Solução
A solução estratégia foi utilizar as iniciais da marca som símbolo principal da marca, ajudando na pregnância e facilitando o reconhecimento por parte do público.
O claim da marca foi desenvolvido com base na estratégia de marca. Inovação que Transforma representa a essência da empresa, focada em tecnologia para melhora e transformar a vida de seu público e colaboradores.
O símbolo também carrega essa essência, com uma representação de cuidado e proximidade pelos arcos sob e sobre as iniciais. O amarelo vem para trazer a inovação e o azul a tecnologia.































